BLACK FRIDAY
- Dra. Valéria Esparrachiari

- 8 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Direito do Consumidor e Dever do fornecedor.

Como saber se o preço ofertado está mesmo com desconto?
O ideal é realizar a pesquisar sobre o produto ou serviço de seu interesse com certa antecedência, a fim de ter a certeza de que os fornecedores não estão maquiando as promoções.
O consumidor, pode inclusive fazer um print da tela com o preço ofertado pelo estabelecimento, deste modo, ele terá como acompanhar a evolução e comprovar os valores para eventual questionamento.
Assim, na hora da Black Friday, pode-se avaliar se o preço é de fato promocional. É possível ainda, contar com aplicativos e sites de comparação de preços.
VEJA ALGUMAS ORIENTAÇÕES
- POLÍTICA DE TROCA – comerciantes devem estabelecer quais as regras para trocas em produtos ofertados na Black Friday e o consumidor dever informar-se acerca de tais regras antecipadamente.
- VALOR DO FRETE - O valor do frete também é algo que deve ser observado – se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena.
- COMPRAS ON LINE - Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).
SEUS DIREITOS – CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).
Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número de parcelas.
Dúvidas e orientações, consulte-nos!









Comentários